terça-feira, 25 de outubro de 2011

Saudosista, eu?

Em época de Casa Cor, para quem gosta de decoração, impossível ficar alheio ao burburinho em torno do evento. Uma  coisa que sempre me chamou atenção em relação à Casa Cor é a denominação dada pelos profissionais (arquitetos e decoradores) aos ambientes criados por eles. Desculpe, mas  quase todas as denominações criadas para os ambientes me divertem, educadamente falando. Sinceramente falando, eu dô muita risada mesmo. Fala aí se você não ia rir também:
- "Estúdio do Colecionador"
-  "Quarto da jovem empresária"
- "Suite Master"
- "Loft do Jovem Casal"
- "Cozinha Gourmet do Executivo"

Não vou nem entrar aqui no mérito dos ambientes assépticos que são lindos e perfeitos para as fotos da revista Casa Claudia e para os neo ricos que precisam mostrar toda a sua "finesse" através de uma casa decorada por um arquiteto renomado. Mas, daria para viver assim? fico pensando quando folheio a revista: Tem poeira na coleção do Estúdio do Colecionador? A pia da "Suite Master" entope?  A " Cozinha Gourmet do Executivo" fica engordurada?

Os profissionais da área defendem que seus projetos de decoração são "a cara" do dono. Então, todos que contratam estes serviços têm a mesma cara porque os ambientes todos se parecem. Os mesmos objetos decorativos são usados exaustivamente em várias casas.  E os hábitos e estória dos moradores onde se encaixam neste contexto?

Ainda semana passada resgatei a caminho do lixo uma lata de mantimento que foi da minhá vó. Uma latinha velha de aluminio com a tampa azul  da década de 70, toda amassadinha, mas que me traz conforto ao olhar para ela. Combina com minha cozinha? Esteticamente, não. Mas combina comigo e é lá que ela vai ficar. Porque quando olho para ela lembro da minha infância na casa da minha vó. Chão de taco que tinha que ser encerado toda sexta-feira, cozinha barulhenta na hora do almoço, farinheira de plástico,  papagaio berrando, vizinho chamando  e a vida acontecendo.

Arquiteto? decorador? são todos lindos. Mas, na minha casa a arquiteta/decoradora sou eu. Livre para colocar o que eu quiser onde eu quiser, sem ter medo do certo e do errado. Claro que me inspiro nas revistas de decoração, mas adapto ao meu gosto , meus hábitos e ao meu  bolso, principalmente porque quem sabe de mim sou eu!

PS.: tinha o maior nojinho do pano que já  ficava estrategicamente dentro da lata da cera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário