quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Mãe desesperada pressiona cunhada

Reta final do ano letivo, mãe desesperada (Marcia) já vislumbrando que seu querido filho Pedro fará provas finais. Eis que surge uma oportunidade de um pontinho mole, mole (percepção inicial) através de um trabalho.

O trabalho:
- Escolher um trecho do poema "Morte e Vida Severina", (moleza...)
- xerocar ( ainda moleza...eu pensando)
- Fazer uma foto intertextualizada (professores adoram esta palavra) com o trecho escolhido (moleza pego na internet!)
- FOTO TIRADA PELO ALUNO (ferrou tudo!)

Como posso traduzir "tirada pelo aluno"?
- Dou a máquina para o garoto de 12 anos mando sair e se virar e voltar vivo! (Opção excluida! não sou mãe desnaturada/psicopata! ..só as vezes)
- Tenho que levar a criança comigo para tirar a foto - Esta opção implica em faltar ao trabalho. Não gosto de faltar ao trabalho e não gosto de dar mau exemplo...
- Eu mesma tiro a M... da foto! - Opção mais prática para uma mãe/profissional/dona de casa/esposa-namorada/blogueira/filha/tia/irmão/madrinha/sobrinha/prima/amiga/linda
/loira...


O trecho do livro escolhido por Pedro é o que fala da busca por um trabalho e a qualificação inadequada do Severino para a única profissão disponível no sertão que é relacionada à morte. Neste ponto o blog está sério, se você não leu ou não se lembra do poema , VÁ LER!

Voltando à narrativa, (já estou quase uma escritora em Tia Aracy?) dei, dei mesmo, e dou sempre que for possivel, uma dica a pedro:
- Pedro, podemos tirar a foto das pessoas na fila procurando emprego nas agências do governo: SINE.
- É mesmo mãe. Pode tirar.
- (?)(!) pode tirar Peu? o trabalho é seu (só pra dar uma liçãozinha de moral e ele não pensar que seria tão fácil)
- Como que eu vou tirar mãe? (êta criança inteligente...)
- tá bom Peu, eu tiro.

isto foi no começo da semana, hoje é sexta-feira e ainda não tirei a foto. Na pressão da entrega na segunda-feira, eis que estava conversando com minha cunhada Simone pelo gtalk hoje pela manhã (ela interrompe meu trabalho o tempo todo para ficar falando besteira) lembrei que ela trabalho no comércio , e perguntei:

- Mone, você trabalha perto do SIMM?
- É em frente ao meu prédio,
- BINGO!! pensei... Dá pra ver da janela?
- Dá
- Mone, sério, preciso de um favor urgente
..e expliquei todo o trabalho.
- Tira foto da fila e do letreiro do SIMM e me manda pelo celular mesmo.
- Tem que ser cedo porra! (o xingamento foi dela) - Pra que dia é?
- Pra variar ele não sabe me dizer!
- Bate nele! (isto é que é tia... viu que eu disse que cunhado não é parente?)
- Hoje é sexta-feira cinha, não tem fila!
- PQP, o povo não procura emprego dia de sexta-feira não é? só querem saber de cerveja e pagode! ó faz o seguinte: coloca umas colegas suas , mais ambulantes, velhos desocupados que ficam perambulando no comércio, pega tudo,  faz uma fila fake e tira foto pra mim.... (já surtada!)
- KKKKK (ela pensou q eu estava brincando gente, mas eu tava falando sério)
- Pergunta aí pras suas colegas se elas não querem uma pausa do trabalho para posar de modelo?
- Olhe mone, sou uma mãe desesperada. Eu podia estar adulterando nota no boletim do meu filho, podia estar processando a escola, podia estar ameaçando os professores (ideia dela) , mas estou aqui humildemente tentando resolver meu problema de forma honesta!
- Ninguem aqui mais vai tirar foto porque são todas professoras!Vc nos ameaçou!
- Ui, me ferrei! Então vou ter que escolher qualquer outro trecho que fale de morte, aliás que é o livro todo, vou no cemitério e tiro a foto de uma  cova aberta. Tá bom? Está INTERTEXTUALIZADO com a puta que pariu?
- É boa idéia...

O que não faz um mãe para o filho passar de ano? Podem me condenar, mas antes multipliquem R$800,00 x 12 + uniforme +  livros + mochila + lanches + aulas de campo(passeio) + combustivel + cursos extras....
E não me condenem, tenham pena de mim!


PS.: o negrito é pra chamar a atenção para o gerundio utilizado de  forma incorreta viu povo? eu sei escrever bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário